Que Cidade é Esta?

POR PROFESSOR CLAUDIO CORREA

Parafraseando o saudoso poeta, ícone do Rock & Roll brasileiro, Renato Russo – cantor e compositor da banda Legião Urbana - indignado com a situação vista a partir do planalto central em plena década de 80, escreveu “Que país é este?”! Quero registrar aqui nas páginas deste periódico, que tem identidade e vergonha na cara, O PIU!
A minha indignação, se assenta sobre a relação: Artistas limeirenses e iniciativa pública/ privada... Ridícula! É a palavra que sintetiza a imagem da relação.
Para início de conversa, antes de concorrerem uns contra os outros, ambos os lados deveriam, como em outros lugares do planeta, concordarem uns com os outros, ou no mínimo respeitarem o bom senso! Partindo do pressuposto que desejam alcançar a mesma meta, é claro!
E aqui, em Limeira, não é isso que ocorre. O que se observa é que as iniciativas artísticas culturais podem ocorrer de duas maneiras: ou se “prende o rabo” a uma determinada ala (leia-se: ser conivente com a idéia Maquiavélica de que os fins justificam os meios), ou se bate de porta em porta e se pede esmola!
Que é que é isso minha gente? É no esporte, é na música, é na literatura, na educação, é na imprensa, nem vou continuar elencando se não meu espaço vai ser pouco!
Que cidade é esta? Diz que apóia, mas não apóia nada? Repleta de pseudo intelectuais que fazem citações sobre autores que apenas ouviram falar...! Desfilam uma seara de bobagens como se houvessem estudado a fundo as teorias de homens tais como Marx, Weber, Voltaire, Luther King, entre outros, apenas para usar o chapéu destes que realmente pensavam, como se eles próprios pensassem?! Não adianta nada! A mim eles não enganam, e digo mais, enganam cada vez menos heim!
Que loucura é essa em que o empresário tem coragem de gastar uma grana preta com prostituição, bebidas e afins, mas não gasta um tostão furado com apoio cultural em prol da nossa própria cidade? Que porcaria é essa?
Senhores e senhoras, pelo amor de Deus, é a educação que esta em jogo, nossos filhos e filhas, não podemos permitir que nossa maior preciosidade, a garantia de sobrevivência de nossa espécie seja jogada pelo ralo!
Pois bem, minha índole não permite calar diante desse absurdo. Tenho visto ao longo de minha vida, sou limeirense, governantes se alternarem no poder, defendendo as mais coloridas bandeiras, e as mais diferentes políticas! Mas muito me magoa ver, por exemplo, o apoio que recebe ao Salão de Humor de Piracicaba de sua respectiva prefeitura enquanto, por conseqüência de tudo isso, o nosso, nada??? Ver o Roberto Bonomi, abnegado, de bicicleta correndo atrás de um sonho para todos e ninguém se manifesta.
Gente o homem nem é limeirense, mas já esta jogando a toalha! Não demonstra, mas é perceptível que a boa vontade vai se esgotando. Parabéns para O PIU, parabéns para o Roberto, mas infelizmente não posso estender meus cumprimentos aos demais setores da sociedade de Limeira. Vocês precisam rever os seus conceitos cavalheiros!
Entre outros perigos tenho visto uma ciranda antiga na qual, alguns fingem que explicam e outros fingem que estão entendendo! Meu Deus! O produto dessa equação é igual a gente ignorante!
E no meio do caminho vamos perdendo entre outros valores, nossa dignidade. Eu não gosto de ser enganado! Nunca enganei ninguém também, como já disse, sou limeirense e a população dessa cidade que é minha, por sentimento e por nascimento, me conhece e pode atestar minhas palavras melhor que qualquer pessoa noutra parte qualquer desse mundo!
Portanto, cavalheiros, revejam seus conceitos e criem vergonha na cara para poderem continuar a ser tratados como cavalheiros, por seus próprios descendentes.